segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O Descomprometimento Digital

Na coluna vida 2.0 de hoje vamos falar sobre um assunto que é muito rotineiro na internet: O status Offline.


A insensibilidade de um status
Como um internauta pode se encontrar em um status mais contraditório do que esse? O falso online ou Online offline. O messenger tem uma opção que foi implementada a algum tempo que disponibiliza a oportunidade, pra não falar de oportunismo, de o internauta acessar sua rede de amigos sem que esses o vejam em status online, estando assim no Status Oflline. Simplesmente, o internauta offline seleciona com quem E se quer conversar, não disponibilizando assim a mesma oportunidade aos seus contatos. 

Seria esse um estado de egoísmo digital ou covardia?

Ao virar hábito, o status offline é extremamente egoísta. Somente ele e mais ninguém decide se quer ou não conversar, interagir com o outro. Os contatos passam à um lista de interesse em que se quero, converso, se não preciso ou não sinto na necessidade, fico na penumbra por trás da categoria offline. É egoísmo por limitar as oportunidades para somente as que são convenientes a você. O offline vive no limbo.

A covardia também é expressa para o tipo de usuário em que se vê na espreita do contato online, mas se esconde na ausência pois se sente fazendo algo indevido. Pelo medo ou por uma força maior, pra não falar outra coisa, me escondo, porém necessito de estar conectado. Não sou visto aos olhos dos outros, somente a quem me importa, o que também seria inevitável.

Eu diria que viver online acompanhando o alheio em estado de ausência é insensível. Os contatos são contatos, e não amigos. Sem o papo pro ar do dia a dia, sem a presença visível, um fantasma te aborda querendo respostas a sua indelicadeza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário