segunda-feira, 5 de março de 2012

É foto, nome e bolinha verde

Vida 2.0 mais uma vez! Talvez seja essa a coluna que eu mais gosto de comentar. A pauta de hoje dará sequência aos post sobre o relacionamento virtual é focará o chat que está fazendo o Messenger morrer. (Leia Meu messenger está morrendo!) Segundo a enquete do blog, é a culpa é realmente do outro, do Facebook Messenger.


O Facebook Messenger foi implementado na rede social a algum tempo, transformando o que era mensagens offlines, em mensagens instantâneas, bastante similar ao modelo do msn, destacando que ele se encontra na própria página aberta do facebook, na lateral direita. Até ai sem segredo, mas quais são as diferenças no comportamento das pessoas ao usarem esse tipo de messenger ao invés do msn tradicional?

Sugiro que para acompanhar o que irei relatar, leia o post anterior dessa coluna: Descomprometimento Digital

Será que a insensibilidade ronda o chat do facebook tão quanto roda o msn? A resposta que me parece é Não!

A ordem no chat é o inverso, é o comprometimento, é bolinha verde ou nada. É necessário ficar online para exibir a lista de amigos que estão 'disponíveis para chat'. Daí já viu né, a curiosidade matou o homem! Eu tenho a maior dificuldade de ficar offline no chat do face, e confesso. Parece que algo está faltando, um vazio naquela página, realçada pelas caras dos meus amigos em escala de cinza no meu canto direito. Vocês conseguem? Certeza que os que conseguem estão no estado de ausência acompanhando tudo no msn, na penumbra, praticando a indelicadeza do status.

- Pausa -
Mudando de assunto, sabe o que mais irrita a pessoa que fica na ausência no msn? Essa frase:
- Fique on pra eu te enviar aquele arquivo.
É mentira? você aí que ta lendo é mentira? Vote na enquete na frase que mais te irrita quando está offline no msn, vamos contribuir com o blog. Voltemos para a pauta pois isso é assunto pra outro post.

Como meu msn praticamente morreu, não ando nem o abrindo mais, se eu optar por ficar offline no face é praticamente optar por permanecer desconectado. Contextualize isso para os momentos destinados à uso de internet, não se enquadra aqueles 5 minutos em que entramos para checar nossos e-mails e notificações.

O messenger do facebook força as pessoas mostrarem a cara, caso contrário, não tem nenhum direito especial. Não vai brincar? Também não vai ver! é duro na queda, mas é necessário. Chega de te abordagens do além.


Nenhum comentário:

Postar um comentário