domingo, 11 de março de 2012

Guerra Fria

Até que ponto nossos instintos não seriam classificados como pecados capitais?

Segundo meu amigo Wiki, ele nos apresenta uma definição bastante simples de qual era o intuito de classificar algumas condutas humanas como pecado capital. O objetivo era de controlar, educar e proteger seus seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano. Vocês já devem saber que são sete, e quais são, mas só pra reforçar: A gula, A avareza, A luxúria, Ira, Inveja, Preguiça e Soberba.

Na filosofia de bar, trarei um desses instinto para a mesa: A soberba, também conhecida como orgulho.

A soberba é tão especial que devia ser 6 pecados + ela.

Ser 'metido', 'esnobe', vaidoso em excesso pode ser alguma das caras da soberba, mas e quando o orgulho se esconde? Aquela atitude que deixamos de fazer pois não queremos fazer visto que quem deve fazê-la é o próximo! O outro que lhe deve desculpas, outro que ficou de me convidar, de me avisar, de me ligar, de me isso e de me aquilo. Quantas vezes vivi vivemos de expectativa...

Estaríamos praticando a soberba ao não nos desculparmos, não nos convidarmos? De ao invés de ligar, avisar, isso e aquilo, ficarmos esperando? Acho que sim, mas e aí, o que fala mais alto em na sua cabeça? Penso que quem pratica a arte de forma correta não sofre, logo sou um péssimo orgulhoso.

O Orgulho do péssimo praticante é sina! Ele se perde no tempo em que, se fosse natural, seria sua fonte. Será que vale a pena sofrer com uma condição para mostrar pra si mesmo que você está exercendo seu orgulho? Até que ponto, o terceiro está percebendo sua atitude? Queremos ser orgulhoso para nós e para outrem, só que de forma diferente. E se o outro também estiver exercendo o mesmo que você? Vence o que desistir por último?

O que os dois ganham? Não seria mais proveitoso e benéfico se esse instinto não fosse tão forçado? Talvez seja esse o motivo da classificação como um pecado capital, talvez seja essa o motivo de que catolicismo estava nos querendo proteger. Talvez.

A verdade é que não gostamos de correr atrás. Ainda mais quando nos julgamos certos, mas realmente estamos? Caso esteja vivendo tranquilamente nessa condição, você não é nada desastroso como eu. Para quem sofre na espera da reação do terceiro, vale mesmo a pena? Vamos tentar acabar com isso. Eu sei que pode parecer que você se rendeu, mas o tempo passa e poderíamos viver tantas outras coisas. Chega de Guerra fria, não é nada legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário