sexta-feira, 23 de março de 2012

O Escudo de Sêneca

Sexta-feira, 17:05, estou escrevendo um post que irá mudar o rumo do seu final de semana. Sente o sensacionalismo! Acabei de verificar o histórico de postagens visto que sempre tive a ideia de já ter postado algo sobre o assunto, mas estava errado.

O tópico de hoje vem de uma série televisiva britânica chamada: Philosophy: A guide to Happiness. Evidente que a partir do nome podemos concluir que é uma série que nos guia para a felicidade. Ou pelo menos tenta. O interessante que a forma com ela conduz a discussão é bem legal. A cada episódio, ela apresenta um filósofo que traduz um ideal para que minimizássemos o sofrimento de causas diversas do cotidiano.

Sexta-feira é a porta de entrada do final de semana, sendo assim nada mais legal de que recheá-la com expectativas. Preciso falar o que expectativas geram? Acho que você, eu e outro já sabe. Nunca é bom viver muito de expectativas né. Logo, Sêneca já apresentava um técnica para lidarmos com essas nossas expectativas.

Que o mundo acabe em água!
No decorrer do episódio, vamos sendo apresentado a todo o embasamento de seu pensamento que na prática nos indica a viver um pessimismo consciente antes de iniciarmos o dia, ou no caso, o final de semana. Sêneca defende que se fomos mais realistas conosco mesmo, evitando idealizações e expectativas em excesso, sairemos melhor com as adversidades. Eu concordo.

Estou agora já refletindo comigo mesmo que esse final de semana não será um dos melhores, que a festa de hoje e amanhã não estará lotada, que a cerveja estará quente, poucos amigos meus irão. Meu laboratório de sábado a tarde vai ser massante, o filme que irei assistir vai ser chato e a pipoca estará murcha. Ou algo do tipo. Pronto, agora é só esperar pra ver se funciona.

Seguindo a linha de Sêneca, só de me conscientizar sobre as possíveis frustrações antes da hora já serve de escudo para quando encará-las, caso elas realmente estejam lá. Se não estiver, será ainda melhor visto que já estou preparado pra me divertir e descansar com muito menos.

Tente fazer você também, comente o post de como será seu final de semana, tipo um exercício e garanta seu escudo.

Atualizado: Segue o Link do vídeo pelo youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=hJ0g7IKWG7E 

Um comentário: