quarta-feira, 14 de março de 2012

A Seleção Virtual

Você está se conectando: loga no facebook, checa suas notificações e verifica quem está on no messenger do facebook, ninguém lhe interessa. Todo esse cenário parece bastante comum, mas o que passa batido é que muitos de seus contatos estão mesmo online mas você nem os verificou. Ficam escondidos sob o 'more online friends'. Vai me dizer que você checa todos mesmo?

Isso mesmo, nosso amigo perfeitinho, verifica todas nossas interações e registros para selecionar os contatos em destaque e posicioná-los em uma repartição separada, que você pode aumentar ou diminuir. No meu caso, é quase meio a meio. Metade é para os contatos onlines, e a outra para as atualizações dos meu amigos, aquela repartição em que fica anunciando o que seus contatos tem feito ultimamente no facebook. Nesse meio a meio, aparecem em minha tela 12 contatos em seus status.

O que destaca é realmente destaque?
Até o momento é uma maravilha moderna né. Vejamos então por outro lado... Antigamente no meu morto MSN, eu organizava meus contatos por categorias, porém deixava todos à mostra. Eu via sempre quem estava online, sob uma ótica segmentada, porém todos estavam lá. Algumas vezes, algumas dessas categorias não eram interessantes para o momento e eu as minimizava, facilitando realmente o publico de interesse. Eu estava no comando da seleção de contatos.

Acontece que agora o facebook faz isso pra mim, e perdeu a graça! Será que eu só converso e interajo demais com elas por que ele as destacam? Será que ele pensa que eu quero falar todo dia com as pessoas que eu mais converso e interajo?  Pois é, não. Não é todo dia que eu quero falar com você, não é todo dia eu quero ver você online, não é todo dia que eu quero que você me veja de destaque. Destaques me confundem.

Tem dias que eu quero queria que o destaque fosse as pessoas que eu não vejo a muito tempo, e que eu passo  bons tempos conversando por compartilhar interesse comum ou por simplesmente gostar delas, mas meus olhos não cruzam com a bolinha verde de seus status. Tem dias que o destaque são as paixões platônicas, que alimentam nossa sede através de mensagens online que não significam nada e muito ao mesmo tempo, ou  ainda as paixões distantes, que mesmo a muitos e muitos Km daqui e dali, ainda mexe com a gente. Será que eu sou destaque pra quem eu gostaria que eu fosse? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário