quinta-feira, 29 de março de 2012

Tirando onda

O primeiro post da coluna Vida 2.0 eu comentava sobre o enfraquecimento do messenger e que o meu estava morrendo. [Meu Messenger está morrendo]. Em meio a isso, comentei que havia oficializado a morte do meu orkut, e isso seria assunto para um novo post. Cá estamos nós.

Como toda perda, em algum momento essa será relembrada. Isso se aplica a relacionamentos, a entes queridos, a objetos e, nesse caso, redes sociais. O Orkut essa semana me fez falta. Por mais completo que a alternativa nos apresenta, ele possuía seus diferenciais. Acredito que seja esse o motivo pelo qual as pessoas ainda não desistiu dele.

Havia uma época em que redes sociais no Brasil era novidade, e nesse meio, o orkut despontou. Talvez o motivo seja o próprio português. O site de relacionamento já disponibilizava o acesso da página em português, o que proporcionou o uso em massa dos brasileiros que estavam tendo os primeiros contatos com internet e relacionamento virtual com um todo. Talvez. A concorrência ainda estava no exterior, com páginas em inglês.

Hoje o Orkut é vinculado como um serviço do Google, dentre vários, como é o caso do Blogger. O google está desenvolvendo outra rede social, o google +, que até onde estou informado não tem muita adesão de brasileiros.  O Google injetou esforços no Orkut, criou selos que premiava os usuários, chats com famosos, alterou o formato do 'feed de notícias', proporcionou fundos coloridos e com texturas para cada usuário personalizar sua página, mas mesmo assim teve problemas com a migração para o facebook. Que também é assunto para outro post. Agora voltemos para minha saudade.

Como para muitos, o orkut foi meu primeiro local para uma vida virtual. Peguei a onda do maior número de scraps, a onda de apagar scraps, a onda da porcentagem de sexy e fã que cada perfil merecia, a da criação de comunidade para amigos, a de monitor de comunidade, dentre muitas outras. O orkut criava e descria ondas, várias. Vemos ondas no facebook atualmente, mas o novo era o que nos atraía. Acima de tudo, os Grupos não são Comunidades, esse é o principal diferencial. É o que me fez lembrá-lo e que faz muitos  ainda mantê-lo. 


Quais outros diferenciais o orkut apresenta que ainda o faz de sua rede social?

Nenhum comentário:

Postar um comentário