segunda-feira, 23 de abril de 2012

As sete esferas

Hoje, teremos Nerdices. Muito mais que isso, essa será especial, pois também é a estréia da coluna de contribuição para o blog. O post de hoje não passou por minhas mãos. Ele foi escrito por um amigo que atende por Gluglu* (@fernando_gauglu). Ao lê-lo, perceberão que o domínio do assunto é evidente, sendo um texto de qualidade para essa simplória coluna.

"Boa Noite a quem quer que esteja lendo isso! Se você está procurando algum material de alto nível, ou possivelmente alguma coisa com leitura envolvente. Bom, pode esquecer. A última vez que escrevi qualquer tipo de texto de autoria própria foi numa redação de vestibular há mais de 3 anos (vergonhosamente)... mas é a vida, fazer o quê.

Ainda que a minha situação não seja das melhores para o ramo de blogs, ainda sim fui convidado a fazer uma análise do anime Dragon Ball Z, o qual provavelmente muitos de vocês já nó mínimo tenham ouvido falar, e muito provavelmente acrescentará alguma coisa nos nossos vastos conhecimentos nerds (minha seção favorita desse blog! (Hahaahah).

Vamos então começar. Dragon Ball Z é um mangá escrito pelo “herói” Akira Toryiama, a pessoa que conseguiu contagiar o mundo inteiro com a franquia, através de versões redubladas de animes, games eletrônicos, indústria de brinquedos, e daí pra qualquer outra coisa que algum brainstorming dos financiadores da série pudessem imaginar! Não há dúvidas que Dragon Ball Z gerou, gera e ainda continuará gerando lucros indefinidamente.

A história trata-se de uma continuação do “Dragon Ball” clássico, que narra a história da infância de Goku, o protagonista da série, na época uma criança absurdamente forte para seu tamanho e idade, que morava sozinho em uma montanha na casa do seu falecido avô com menos de 14 anos de idade. Bizarro? Ah! Esqueci de mencionar que o garoto tinha um rabo de macaco (isso mesmo! xD) e guardava um tesouro muito procurado no planeta, e por inocência Goku jamais desconfiaria disso. Trata-se de uma esfera do dragão (nome do desenho? Haha), existem 7 espalhadas ao redor do mundo, e a reunião de todas elas fariam com que o dragão Shen Long aparecesse e realizasse qualquer desejo.

Nesse episódio Goku é um aprendiz de artes marciais, e conhece amigos dos mais variados como Bulma (logo no primeiro episódio, que conta sobre as esferas e ensina muitas coisas a Goku), Yamcha (ladrão de deserto, mas boa pessoa, ajuda Goku várias vezes), Kuririn (rival de Goku, treina para ser mais forte que ele nessa fase), Mestre Kame (mestre de artes marciais de Goku e Kuririn, tarado, responsável por ensiná-los dentre várias coisas, o movimento que seria um ícone de toda uma nação nerd: KAA... MEEE... HAA... MEE... HAAAAAA!!!), dentre muitos outros. Dentre os inimigos, Goku enfrenta o exército das forças Red Ribbon e o perverso Piccolo, que tenta dominar o mundo, mas posteriormente surge como um forte aliado de Goku, já na saga Z.
Até o término de Dragon Ball, reparamos que Goku possui uma força surpreendente em relação aos outros personagens... seria por que ele é o protagonista? Bom... também! Logo no início do Z, uma criatura humanoide vinda do espaço chamada Raditz, que se diz ser um Sayayin e irmão de Goku (!!!), ao qual se expressa como sendo “Kakarotto” seu nome verdadeiro, de nascimento. Esse guerreiro chega na Terra, aparentemente possui força muito superior em relação aos guerreiros daqui, e acaba sequestrando o filho de Goku, Gohan. Goku resolve unir forças com o antigo inimigo, Piccolo, de modo a tentar derrotar esse novo inimigo e recuperar Gohan em vida. A batalha possui muitas reviravoltas, até mesmo com uma amostra do poder oculto de Gohan (tipo, uma criança de 5 anos, se bobear nem isso!), o que reforça ainda mais que Raditz poderia mesmo estar dizendo a verdade.

Bom, ao término Raditz é derrotado, mas o preço para que isso fosse possível foi grande: Goku teve de se sacrificar para que Piccolo conseguisse desferir o seu golpe mortal contra o inimigo, e antes de morrer, O sayayin informa que outros membros de sua raça também chegarão à Terra em breve. Todos se lamentando com a perda, inicia-se a procura pelas esferas para que seja possível a ressureição de Goku (que se encontra treinando em outro mundo), bem como os lutadores da Terra também começam seus treinos intensivos, em especial Gohan, pois todos passam a acreditar no potencial sayayin que existe em seu sangue.

Esse é apenas o começo de um desenho de mais de 600 episódios (somando clássico, Z e GT), o que o classifica como um dos maiores animes já criados na HISTÓRIA! Muitos têm em Akira um verdadeiro Deus da arte de se fazer anime: Dragon Ball é cheio de momentos engraçados, de drama, de lutas fantásticas, e pelo menos até a saga Cell fica evidente o esforço envolvido pelos guerreiros ao se vencer um desafio. É melhor pararmos de entrar em detalhes, para não deixar essa postagem maior do que já está! Enfim... fica a dica para quem não assistiu que não perca mais tempo e assista alguns episódios... eu confesso que vocês não vão se arrepender! Ame ou deixe-o, ninguém pode negar a superioridade da trama alcançada num desenho igual Dragon Ball, tampouco negar que existem fãs espalhados pelo mundo até hoje, e olha que Já faz alguns anos que o anime já acabou.

Para encerrar, quem é que nunca pensou em soltar uma bola de energia em cima de alguém ou alguma coisa, ou então usar o ki (energia espiritual) para se levitar e sair voando livremente por aí, ou até mesmo ganhar os poderes de um lendário super sayayin!!

Obrigado Goku, por ter tornado minha infância muito mais feliz do que ela poderia ter sido!!"

*Fernando H. Carvalho Silva, @fernando_gauglu, é graduando em Engenharia Mecânica pela UNESP e leva como inspiração de seu apelido, o atual apresentador da Rede Record, Gugu. Pesquisador na área de processos de solidificação rápida de material compósito particulado, nas horas vagas divide o tempo exercitando o cargo de motorista salva amigos ao som de seu rock n' roll. 

Um comentário:

  1. Muito bom o post gluglu, esse anime marcou a infância de muitos msm!

    ResponderExcluir