terça-feira, 10 de abril de 2012

Onipresença

Estive Ausente esses últimos dias! 

Se bem que essa ausência é relativa. Se ainda estivéssemos na vida1.0 talvez seria uma ausência quase absoluta, mas não estamos. Viajei, e ao contrário da maioria, não passei a páscoa ao lado de família e de amigos de infância. Estive também Ausente no blog pois era praticamente impraticável (?) redigir atualizações naquela situação, mas foi fonte de inspiração para vários posts.

Acontece que no meio de tanto isolamento algumas rede Wi-fi ainda abrem a janela para o outro mundo. Podemos espiar, ver o que está acontecendo do lado de lá, curtir, comentar e compartilhar. Usamos essas pequenas brechas no espaço para atualizarmos nossa Linha do Tempo, ou em 140 caracteres divulgar o que está se passando. São esses momentos que nos aproximamos novamente e a ausência por instante fica menor.

A ligação tradicional pra mim hoje serve como recado e cordialidade. 'Cheguei bem'. 'Tá tudo Ok'. 'Tá chovendo muito aqui, e aí?' 'Sexta-feira, to chegando em casa, quem vai me buscar lá?'. É muito tradicional. Com a tecnologia em nossas mochilas e bolsos, por que não usá-la a nosso favor?

Hoje temos a possibilidade do compartilhamento de imagens no instante. É o 'bater' e o 'Postar', assim tão próximos quanto escrito nessa mesma frase. Pra mim, adepto, vale muito mais que a cordialidade do telefone. Como eu queria ver a foto da minha família toda reunida no churrasco de páscoa no instante em que tinha acabado de sair a carne, ou cortado o bolo. Eu poderia ver no rosto de cada um como estão bem, e felizes, ou não.

Da mesma forma, acredito que meus compartilhamentos vale para suprir minha ausência. Quero que todos ao ver, sinta o que estou sentindo. Ou o que estou vendo, ou ouvindo. Talvez aquilo que eu não consiga passar por um telefone, esteja expresso ali na minha cara, na minha frente, ao meu lado. 

Se eu estou compartilhando pra você tem como eu não estar aí, presente? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário