sexta-feira, 11 de maio de 2012

Uma vida em Linha

Eventualmente o excesso de conhecimento nos distancia ao invés de nos aproximar daquilo que pode ser conhecido.

Na coluna Vida 2.0 de hoje, começo com uma frase que recebi no comentário da postagem sobre a Mão Única, também nessa mesma coluna. Primeiramente, eu recebo sim comentários esporádicos em meus posts! O comentário sugeria que eu escrevesse sobre o Timeline do facebook o qual uso desde sua criação, há algum tempo atrás. Logo, esse post é para você, que ainda se questiona se deve ou não passar por tal adaptação, e a minha resposta é SIM!

'Um foto grande'! É isso que passa na cabeça do usuário que desconhece o Timeline. Grande não, ENORME. E em caixa alta. Uma cover photo. Em segundo lugar, eu não tenho uma foto pra colocar de Timeline. Em terceiro lugar, não tem como voltar pro normal depois de instalado o Timeline. É dessa forma, três simples passos que representam a linha de raciocínio dos não adeptos.


É realmente necessário afirmar que a Linha do tempo é mais que isso?! Sim! Sim, pois esses três passos pra mim são argumentos clichês e se faz necessário usar um argumento mais clichê ainda pra derrubar outros três primeiros. Brincadeiras a parte, o post irá discutir o uso de uma ferramenta moderna, porém muito polêmica no facebook. 

As tomadas de decisões do facebook são feitas com muitas projeções para  futuro, e o timeline foi uma delas. Você pode recordar e comparar o uso de outras redes sociais quanto à busca de histórico de informações, como é que funciona? Bom, a verdade é que não funciona. É braçal! É basicamente através do botão voltar, voltar e voltar. No twitter, através de do carregamento infinito de tweets antigos e no facebook tradicional, através das 'postagens mais antigas'. Repito, braçal!

A linha do tempo é uma linha do tempo, simples assim! Nela podemos escolher o ponto exato onde voltar porque sua vida 2.0 está ordenada com datas e locais. Não temos mais a regressão compulsória pelo meio até o ponto de parada. Podemos, cortar o tempo e em um clique e constatar tudo que você postou, curtiu, comentou no ano passado. Acima de tudo, o timeline é um diário. Essa é a jogada do Mark para o facebook não morrer.

Todos também sabem que a mudança para o timeline será compulsória. Já foi anunciado algumas vezes prazos para a efetivação do seu timeline, que sempre são estendidos. Fato é que um dia ele virá. Termino afirmando que a citação do início da postagem se faz verdadeira quando invertida. Da mesma forma que o excesso de conhecimento pode nos distanciar, a falta dele pode nos aproximar!

Ingressei no timeline como um leigo total. Um caminho sem volta onde eu o desvendei por inteiro através do seu tour tutorial, me mostrando que a linha do tempo hoje, em alguns anos será a minha vida em linha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário