sexta-feira, 22 de junho de 2012

Temperatura Crítica

Esse post contém pré-requisitos!

Não serei malvado dessa vez como no outra postagem! Ultimamente, muito do que eu escrevo aqui pode ser conectado com algo já escrito, numa nova abordagem ou continuidade. Não seria uma má ideia essa frase antes de cada post para notificá-los de postagens prévias necessárias para o total compreendimento?Dá ultima vez, a cada parágrafo, se fazia necessário acessar um outro texto para continuar na leitura, fazendo que somente os fortes chegassem ao final.

 Os textos de referência pertencem a essa mesma coluna: Filosofia de bar. No primeiro texto, está presente uma das citações que eu mais gosto e sintetiza todo o post. Já no segundo, um mês depois, levanto a empatia, ou a falta dela, nas convivências. Os dois podem servir de subsídios para alguns levantamentos aqui. Clique nos títulos na a seguir, (re)leiam, e voltemos à pauta de hoje: Algum Reflexo e Óculos Escuros.

Se nós só nos interessamos pelos outros na medida que reproduz o que nós somos, cabe a nós enxergar esse reflexo? Muitas vezes, está evidente e não temos problema algum em vê-lo, já em casos contrários, existe um procedimento para aumentar nossa compatibilidade? Um óculos 3D para os tópicos saltarem em nossos faces? Devemos buscar novas intersecções? Tentar estender os limites da compatibilidade mútua?


Dependendo do tipo de relacionamento, acho sim válido. O que aproxima as pessoas inicialmente são os compartilhamentos mútuos de interesse, e depois dessa fase, iniciam o processo de negociação. Ou limitarão o contato sobre essa especifidade, mantendo uma estabilidade, ou se abrirão para encontrar novos pontos de congruências. Os usuários 'óculos escuros' usualmente são fechados e limitam-se, mostrando a mínima empatia que constrange o outro.

Se a etapa da compatibilidade natural já se foi ou estamos apenas conectados por motivos profissionais, tais como trabalhos e projetos, a monotonia ainda chegará, e o que sustentará os diálogos serão conversas fáticas ou clichês. Sentimos a necessidade da reinvenção, e para tal, iniciamos a etapa de negociação. Podemos apresentar novos tópicos com a finalidade de estender tal compatibilidade, contudo existe a chance de rejeição. É sim uma negociação! Devemos ficar espertos às leituras de termômetros nessa etapa.

Nos é dito que é importante ouvir, mas efetivamente fazemos? Logo após que algo ainda não compartilhado é dito, a nossa concepção de mundo vem em 5D, com cheiro, movimento e tudo mais, pra nós lembrar que, tsc, tsc, alguma coisa não soa bem. Ela briga diretamente com a empatia, ofuscando-a. A questão da valorização do relacionamento e assim uma expansão de nível implica em abrir mão, e principalmente a cabeça, ouvir, ser cordial com o que está sendo apresentado e desengessar os conteúdos. 

Muitos porém, expressam a inconformação em seus rostos e não estão dispostos a negociar. O termômetro nessa hora indicará que atingiu o ponto crítico, e é o momento de perceber que ela não está preparada para entender o desconhecido, e se posicionar para compreender porque algo é tão interessante para outro. A real é que é mais comum do que imaginam, e a busca para valer seus interesses não é fácil. E reafirmo, 'Quem vive de óculos escuros, nunca estará apto para dialogar'. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário