sexta-feira, 6 de julho de 2012

O Aceite Compulsório

Eu sabia que esse dia viria!

Muito já se foi falado aqui na coluna de Vida 2.0. Desde a conectividade, o nível de imersão, a insensibilidade até a onipresença e declínios e ascensões de redes sociais. Só o facebook ganhou várias postagens exclusivas à suas funções e peculiaridades. Hoje, poderíamos ter mais um desses textos, mas não! Teremos de fato mais um texto sobre o facebook, mas sobre sobre pontos que deveriam ser questionados. Talvez uma série de postagens sobre tal assunto.

Atualmente venho reparado na questões dos 'Eventos' que somos convidados pelo facebook. Para todo convite, o usuário tem a opção de responder que 'vai', 'talvez', 'não' ou ainda optar por não dar sua opinião, fingindo que não viu o convite. Até aí normal. Poucos (?) usuários talvez tenham reparados que caso optemos pelo 'vai' ou 'talvez' temos algumas opções extras como 'estender o convite' ou 'desligar suas notificações', contudo isso não acontece com a opção do 'não' e do usuário que não respondeu.

É compreensível que essas permissões não sejam possíveis para os usuários que não se manifestaram. Faz todo o sentido! É aquele lance da bolinha verde do chat. Quem ver quem tá on, que fique on! (Vide: É foto, nome e bolinha verde). Agora o usuário que optou por não ir ao evento não tem o mesmo direito! Ok, ok, qual a necessidade de um usuário repassar um convite que ele mesmo nem vai?! Nenhuma! Porém, qual a necessidade de um usuário 'desligar suas notificações' de um evento que não vai?! TODA!

Você vai querer mesmo não ir? (6)
É isso que acontece! Sistemática boba que me enche o saco. Não sei vocês, mas não há coisa mais desagradante do que receber notificações que não fazem o menor sentido pra você. Se eu optar por 'não' ir ao evento, eu ainda tenho que assistir todas notificações daquela maldita página para qual fui convidado. Toda vez que o dono alterar o nome, mudar a foto, fulano comentar ou perguntar algo, serei notificado! Qual o sentido dessa notificação se eu não vou ao evento?!

Por vários momentos me questionei quanto a essa sistemática. Como será que funciona os 'eventos' do facebook no exterior? Será que realmente eles também usam para criar correntes, campanhas e promoções, simples e puramente pra encher o saco? Onde eu sou obrigado a 'talvez' ir, ou 'ir' só para poder desligar suas notificações?! Ou será mais uma ferramenta que nós brasileiros estamos usando de forma errada? Gostaria de bater um papinho com o Mark sobre isso, quem sabe não me explicaria melhor essa filosofia compulsória do aceite de convites, o único jeito de eliminar algumas notificações que não lhe interessarão.

Atualizado 29/10: Realizei alguns teste com 'eventos' visto que a interface foi modificada recentemente. Como descrito no texto acima, as notificações por qualquer post na página do evento serão recebidas por todo usuário que escolher 'sim' ou 'talvez'. Estes também têm a opção de desativar tais notificações. A novidade fica para os que escolhem 'não'! Agora não há com o que se preocupar, não receberemos mais nenhuma notificação! Podemos enfim escolher 'não' sem medo de ser perturbado, porém nunca o 'talvez'.  'Talvez' é o antigo e o novo 'não' ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário